sábado, 16 de fevereiro de 2008

A importância da musicalização infantil

O estudo de um instrumento requer técnica. Mas como ensinar técnica para uma criança onde a musicalidade está imatura?

Willems afirma que é indispensável, antes de qualquer prática instrumental que a criança (principalmente se ela não for dotada naturalmente para a música), passe por uma preparação musical. A musicalização infantil é isso: uma preparação musical. Podemos compará-la a alfabetização da escola regular, onde a criança tem o primeiro contato com o universo da linguagem: conhece as letras, as pronúncias, algumas regras. Na musicalização infantil a criança tem seu primeiro contato com a linguagem musical: identificação dos sons, imitação de células rítmicas, execução de pequenas melodias através do canto, descoberta de vários instrumentos. Tudo isso de forma lúdica e prazerosa, com muitas brincadeiras para as crianças e muita responsabilidade para nós, professores.

A leitura da partitura é dada através de um processo muito interessante que não causa nenhum tipo de desânimo na aprendizagem. Primeiro os pequenos aprendizes executam gráficos de altura, intensidade, duração, automatização do nome das notas até chegar à leitura relativa, que é a leitura no pentagrama sem claves. Depois dessa fase, chegamos à leitura absoluta, quando as claves de sol e fá são introduzidas na pauta musical e as alturas das notas são definidas. Essa é uma síntese do que pode ser feito na musicalização infantil, tomando como base o método criado pelo educador musical Edgar Willems. É claro que muitas outras coisas podem ser feitas, cabe ao professor um estudo mais aprofundado do método e a sua capacidade de criação.

Na Musicalização Infantil, o aluno tem à sua frente diversas possibilidades de conhecimento onde vários conceitos musicais são fixados, o que facilita a aprendizagem de um instrumento escolhido pela criança posteriormente.


Sara Rios - Professora de Música

Um comentário:

  1. Olá Sara! Como vai vc? Seu blog é legal! Estou com saudades. Vc está dando aulas na ufba? Está fazendo o que? Estou trabalhando na clínica, como Técnica em Radiologia, graças a Deus. Beijos de sua amiga de colégio
    Helen

    ResponderExcluir

Críticas construtivas são bem aceitas! Então fique a vontade para comentar!