sábado, 12 de dezembro de 2009

Música pode ajudar no desenvolvimento de prematuros

Freqüência cardíaca e respiração melhoram com as canções


Pesquisadores da Universidade de Alberta, no Canadá, afirmam que ouvir música pode auxiliar no tratamento de bebês prematuros e no desenvolvimento de crianças em geral. Segundo a pesquisa, que foi realizada entre 1989 e 2008, as canções auxiliam no aprendizado de ações primárias como a sucção e aliviam a dor, diminuindo a necessidade de intervenções médicas no processo de cura de crianças em UTIs.Prematuros e crianças que se encontravam em tratamento em UTIs ouviram canções de diversos gêneros durante tempo de exposição não determinado e observaram-se alterações significativas na freqüência cardíaca e na saturação de oxigênio dos pacientes. Tais resultados permitem a interrupção do uso de medicamentos mais fortes durante o tratamento e até a antecipação da alta destes pacientes.No Brasil, inúmeros hospitais já usam esta técnica no tratamento de seus pacientes. Um exemplo disso é a UTI neonatal da Maternidade Escola da UFRJ que vem usando a musicoterapia como estímulo para mulheres com dificuldades em amamentar. Das 94 mulheres avaliadas (a maioria com idade entre 21 e 30 anos), 88% das que participaram de sessões no hospital ainda continuavam a amamentar na primeira consulta após a alta dos bebês.

Fonte: http://www.minhavida.com.br/conteudo/10708-Musica-de-Mozart-ajuda-no-desenvolvimento-de-bebes-prematuros.htm

Música de Mozart ajuda no desenvolvimento de bebês prematuros


Meia hora de música por dia é suficiente para diminuir metabolismo do recém-nascido

Um estudo recente feito por pesquisadores israelenses do Centro Médico Sourasky, na cidade de Tel Aviv, em Israel, sugere que as músicas de Mozart podem auxiliar na desaceleração do metabolismo de bebês prematuros, ajudando assim no ganho de peso e crescimento dos recém-nascidos.

A pesquisa avaliou o metabolismo em descanso de 20 bebês prematuros saudáveis, baseando-se no pressuposto de que um metabolismo mais baixo auxilia no aumento de peso. Durante dois dias consecutivos, e por 30 minutos, os bebês ouviram as composições Mozart e tiveram o metabolismo medido. Da mesma forma, mediu-se o metabolismo dos bebês em outros dois dias consecutivos durante 30 minutos sem música.

Após as análises, os pesquisadores identificaram que o metabolismo dos bebês que ouviram cerca de 30 minutos das composições de Mozart diminuiu, em média, 13%.

Segundo os pesquisadores, grande parte das pesquisas que envolviam os efeitos que as músicas de Mozart poderiam causar eram relacionadas aos benefícios que o QI tinha por conta das músicas.

Fonte: http://yahoo.minhavida.com.br/conteudo/10708-Musica-de-Mozart-ajuda-no-desenvolvimento-de-bebes-prematuros.htm