terça-feira, 15 de março de 2011

Zumbido no ouvido cresce entre jovens

Uso inadequado de tocadores de MP3, stress e alimentação estão entre causas.

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/zumbido-no-ouvido-cresce-entre-jovens

Antes considerado um problema exclusivo de idosos e pessoas de meia idade, o zumbido no ouvido tem se tornado comum entre jovens, alertam especialistas. Entre as causas apontadas estão o uso crescente e inadequado de aparelhos sonoros, stress e erros alimentares, como consumo excessivo de doces e cafeína.
O tema será destaque na décima edição do Congresso Mundial de Zumbido, que ocorre nesta semana, pela primeira vez no Brasil, em Florianópolis, a partir desta quarta-feira. Pesquisas recentes mostram que a incidência do zumbido - barulho constante, que pode parecer um apito, um canto de cigarra ou um chiado de TV fora do ar - tem crescido na população como um todo.
Pesquisa feita há 15 anos pelo National Institute of Health, dos Estados Unidos, indicava que 15% da população sofria com o problema. Novo levantamento feito no ano passado apontou índice de 24%. "Se o problema continuar a crescer nessa proporção, em menos de 30 anos poderá alcançar 42%. Isso representa quase metade da população", alerta a otorrinolaringologista Tanit Ganz Sanchez.
Sanchez coordenou um levantamento com 840 pacientes atendidos no Hospital das Clínicas de São Paulo, entre 2005 e 2007, que mostrou um aumento de 20% por ano na incidência de zumbido entre pessoas com menos de 25 anos. Para Tanit, a poluição sonora é a principal explicação para esse crescimento.
O primeiro passo para combater o zumbido é identificar a causa - e elas podem ser muitas. A mais frequente é a degeneração das células auditivas causada pelo processo natural de envelhecimento. Em segundo lugar vem a poluição sonora, que, com o tempo, acaba lesando as células do ouvido.
Hoje, uma das principais fontes de poluição sonora são aparelhos como iPod e similares. "O grande problema dos tocadores de MP3 é que eles são muito bons", diz Robert Sweetow, da Universidade da Califórnia em São Francisco, nos Estados Unidos. "Quando se aumentava muito o volume dos aparelhos antigos, o som ficava distorcido. Hoje é possível ouvir música alta com qualidade. Além disso, a possibilidade de personalizar a seleção e armazenar grande quantidade de arquivos faz com que as pessoas usem os aparelhos mais tempo", afirma.
Há também outros fatores que a maioria das pessoas desconhece e que podem ter ligação com o problema auditivo, como colesterol elevado, diabetes, hipotireoidismo, stress e maus hábitos alimentares.
(Com Agência Estado)

 

Projeto com música da PIB Curitiba se multiplica de norte a sul do país

Olha que maravilha! A Educação Musical a serviço da Evangelização! Encontrei esse artigo aqui.



O projeto Espaço Vida e Música da Primeira Igreja Batista de Curitiba, que visa oferecer oportunidade, a juniores e adolescentes, de desenvolver valores e habilidades por meio da música, tem se multiplicado pelos campos missionários brasileiros.

Em uma parceria entre PIB de Curitiba e Missões Nacionais, missionários passam um período na Igreja, conhecendo o projeto, acompanhando as aulas e recebendo treinamento para aplicar o projeto em seus campos, com o propósito de alcançar suas comunidades, investindo na vida das pessoas, desenvolvendo a valorização pessoal, moldando o caráter e colocando o coração no lugar certo.

Após este treinamento, o projeto é desenvolvido no norte e no sul do país. Em Flores da Cunha/RS, a missionária Aline Scardini iniciou com um grupo de flauta doce e agora já tem também aulas de violão e teclado. As aulas ocorrem na frente missionária e em outro bairro onde iniciam um novo ponto de pregação.

Neste bairro, uma jovem senhora que tem participado das reuniões nos lares, ofereceu sua própria casa para as aulas de música. "Ao todo, temos oito novos instrumentistas, que, para honra e glória do nosso Senhor, em breve estarão compondo o primeiro grupo de louvor da Igreja Batista em Flores da Cunha", afirmou entusiasmada a missionária.

Em Rio Branco/AC, a missionária Sheyla Kelly iniciou com as crianças da congregação, também com flauta doce, onde 11 crianças estão matriculadas: oito na turma da manhã e três na turma da tarde. Em fevereiro, as crianças realizaram a primeira apresentação com duas músicas. "Foi um culto maravilhoso! Todos ficaram alegres com a apresentação", compartilhou Sheyla.

Sobre a iniciativa da PIB de Curitiba, as missionárias são unânimes: "Agradeço ao ministro de música, Pr. Paulo Davi, pela oportunidade de aprender mais e poder continuar servindo a Deus através da música", declarou Aline. Para Sheyla, "Conhecer o projeto Espaço Vida & Música foi maravilhoso! Aprendi muito com as experiências do Pr. Paulo Davi, como também com a humildade dos professores que nos trataram muito bem e nos ensinaram com todo amor", acrescentando que irá usar muitas experiências que viu e ouviu naqueles dias em seu ministério.