terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

No início eram os Neumas...Como surgiu a notação musical?





O título deste post é bem sugestivo e responde à pergunta que segue. Como surgiu a notação musical?
Iniciou-se com os neumas, que significa "ar" no grego. No século 7 os neumas foram um tipo de notação mais elaborada que era acrescentado acima do texto cantado. Bem, eles eram bem diferentes e bem mais simples que a notação atual:  / \ ^

Apesar de não indicarem com precisão as notas, os neumas ajudavam os cantores a lembrar do desenho melódico. Como tudo na vida- e nós músicos agradecemos muito!- os neumas evoluíram entre os séculos 9 a 13 e ficaram assim:

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Neuma


Daí em diante, muitas evoluções ocorreram até chegarmos ao século 10, quando Guido d'Arezzo usou o "tetragrama" o precursor o do "pentagrama", que só foi inventado no século 12. Um outra curiosidade: as linhas suplementares só surgiram no século 16!

Tetragrama e Neumas.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pauta_(m%C3%BAsica)
Ficheiro:Helplines.png
Linhas Suplementares.
Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Pauta_(m%C3%BAsica)

As claves ("chaves" em latim) vieram logo depois, atendendo à necessidade de entender e decifrar as alturas, ainda mais a esse ponto que existiam 5 linhas. As alturas deveriam estar definidas.

2 2 História da Música Ocidental
http://www.movimento.com/2011/09/historia-da-musica-ocidental/  
Note que temos na figura acima as claves de Fá e Dó. A clave de Sol (que deriva da letra G, "gamma" em grego) só apareceu no século 14. Eram utilizadas nesta épocas as letras: C D E F G A B

Guido d'Arezzo deu nome às notas. Ele encontrou um hino à São João Batista em que cada verso começava com uma altura diferente. Então substituiu as letras pelas sílabas dos versos dos hinos. Veja como ficou:

Fonte: http://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/teoria_musical/teoria_online/teoria_leitura/leitura_03.htm.

O nome da nota Ut foi trocada pela primeira sílaba do nome do compositor e teórico italiano Giovanni Battista Doni (1595/1647). Ele fez isso com o objetivo de facilitar o solfejo no idioma italiano.

E foi assim. Tentei aqui relatar de forma bem resumida como as notas surgiram e a intenção é despertar o interesse pela história da música. Caso alguém se interesse mais pelo assunto acesse o link que está nas referências, os links das imagens, este site, que recomendo: http://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/historia_musica/index.htm. Lá você encontra diversas informações sobre tudo relacionado à música. Além de livros, é claro, sobre história da música.



REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA BÁSICA:

ORTOLAN, Edson Tadeu. História da Música Ocidental. Disponível em: http://www.movimento.com/2011/09/historia-da-musica-ocidental/. Acessado em 07 de fevereiro de 2012


3 comentários:

Críticas construtivas são bem aceitas! Então fique a vontade para comentar!