segunda-feira, 30 de março de 2015

Os cinco benefícios que seu filho terá ao aprender um instrumento musical


Não é incomum ouvirmos que os pais querem que seus filhos aprendam a tocar um instrumento musical. Um dos instrumentos mais selecionados, é o violino.  Se você é pai/mãe e ainda quer saber se seu filho deve estudar um instrumento, aqui vamos listar 5 razões pelas quais você deve colocar seu filho para aprender a tocar um instrumento.

1. Aprender a tocar um instrumento ensina disciplina.
A disciplina é uma coisa que todos os pais gostariam de incluir em seus filhos desde bem pequenos, e aprender um instrumento pode fazer esse trabalho para você, pois o aluno precisa praticar regularmente para conseguir adquirir e melhorar suas habilidades no instrumento. E essa prática necessita de disciplina. Se a criança aprende a reservar um tempo todos os dias para praticar o seu instrumento, eles vão aprender a gerir o tempo quando eles crescerem, vão criar disciplina de colocar naquele tempo todo o esforço necessário para realizarem qualquer coisa que eles queiram no futuro.

2. Aprender a tocar um instrumento ensina a ter paciência.
Todos nós sabemos que as crianças são impacientes, se eles querem algo, querem agora e não depois, ou amanhã. Mas sabemos da importância de eles aprenderem a serem pacientes, e aprender um instrumento pode ensinar isso a eles. Quando eles estão aprendendo um instrumento, eles aprendem que não conseguem dominar uma canção em um dia, mesmo sendo muito habilidoso, você precisa de um certo tempo para dominar toda a peça. Você não pode apressar o processo, isso leva tempo, e este é o momento onde eles aprendem a serem pacientes com seu progresso.

3. Aprender a tocar um instrumento ensina auto-confiança.
Aprender um instrumento não é tudo, se não é compartilhado com outras pessoas. Aprendendo um instrumento seu filho terá de se apresentar sozinho em um recital, ou em grupo, seja em orquestra ou grupo de amigos, em ambos tipos de apresentação ele estará construindo sua auto-confiança.
Se apresentando em público ele constrói sua auto-confiança,preparando-o para situações mais complexas no futuro. Mesmo que ele não venha a ser um músico renomado, ou mesmo um profissional na área da música, você não gostaria que ele fosse uma pessoa com muita auto-confiança?

4. Aprender a tocar um instrumento constrói relacionamentos.
Enquanto muitos pais pensam que o papel do seu filho é aprender a tocar bem o instrumento escolhido, eles desempenham um papel importante na determinação do sucesso de seu filho. Com o incentivo dos pais para que seu filho toque o instrumento, acabam promovendo uma forte ligação da família. Seu filho vai adorar perceber que a sua família aprecia ele a tocar um instrumento, e isto vai motivar e encorajar cada vez mais seu filho. Esse tipo de estreitamento no relacionamento familiar o dinheiro não pode comprar, mas aprender a tocar um instrumento pode construir e aprimorar cada vez mais.

5. Aprender a tocar um instrumento constrói o seu filho.
Como você leu acima, aprender um instrumento musical, traz muitos benefícios no desenvolvimento de seu filho, não é segredo, e muitas pesquisas e estudos mostram que a maioria das crianças que começam aprender um instrumento musical bem cedo, a partir dos 3 ou 4 anos, tem um melhor desempenho na sociedade quando crescem. Outras pesquisas mostram que as crianças que aprendem música quando jovem, são melhores em matemática, e muitas vezes tem melhor desempenho em exames, provas, etc.

Quando seu filho ganha uma habilidade para tocar um instrumento, ele também recebeu muitas outras habilidades para a vida, que vão edifica-lo como uma grande pessoa na sociedade.


Tudo que foi escrito aqui não é o suficiente para explicar todos os benefícios de seu filho aprender a tocar um instrumento, existem muitos outros benefícios ainda que aprender a tocar um instrumento musical pode trazer para seu filho. No entanto estas 5 razões podem ser fortes o suficiente para encoraja-lo a colocar seu filho para aprender um instrumento musical. Não se esqueça de compartilhar com outros pais esse post, para que todos conheçam os benefícios das crianças aprenderem um instrumento musical.